Na Espanha, Frei Betto diz haver conspiração da direita do Brasil contra Lula

Oviedo (Espanha), 9 nov (EFE).- O intelectual, teólogo e frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, afirmou nesta quarta-feira que existe uma "conspiração" da direita para que Luiz Inácio Lula da Silva não possa concorrer à presidência do Brasil em 2018.

"A direita e o atual governo farão tudo o que estiver a seu alcance para evitar que Lula possa se candidatar", disse o escritor à Agência Efe em Oviedo, no norte da Espanha, onde apresentou seu romance "El oro perdido de los Arienim" (título em espanhol de "Minas do Ouro").

Betto disse que Lula, de quem foi assessor durante o primeiro mandato, embora depois tenha se desvinculado por divergências políticas, tem um amplo respaldo popular para ser presidente.

"Mas a direita e os que deram o golpe parlamentar que destituiu a presidente Dilma Rousseff farão o impossível por inabilitá-lo", assegurou o religioso.

Betto disse ainda que a conjuntura do Brasil é "complexa" porque se tenta aplicar um ajuste fiscal similar ao da Grécia que "penaliza os pobres e beneficia os ricos".

Todos os movimentos sociais, inclusive as igrejas católica e evangélica, rejeitam estas medidas, que "são consequência do golpe de estado parlamentar" que pôs fim a 13 anos de governos de esquerda, acrescentou.

O autor de mais de 60 livros de diferentes gêneros apresentou hoje na capital do Principado das Astúrias seu romance, que narra o "espólio" de ouro e diamantes durante cinco séculos no estado de Minas Gerais, sua terra natal.

Betto destacou que gostou muito dos 13 anos nos quais esteve investigando a realidade da "exploração de homens e minerais" efetuada pela oligarquia da época, que narra neste romance.

O escritor, que foi agraciado com o prêmio José Martí da Unesco em 2012, centrou a intriga do relato em um pedaço de um misterioso mapa sobre um território desconhecido que prometia riquezas inesgotáveis.

Por fim, Frei Betto comentou que o romance foi escrito como uma metáfora da história do Brasil, condicionada pela colonização portuguesa e pelo poder de uma burguesia que explorou os trabalhadores até a escravidão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos