OEA felicita Trump por vitória e parabeniza povo dos EUA por "jornada cívica"

Washington, 9 nov (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, felicitou o presidente eleito Donald Trump nesta quarta-feira por sua vitória no pleito dos Estados Unidos, assim como os cidadãos deste país pela "jornada cívica" de ontem.

Almagro transmitiu sua felicitação ao republicano Trump através de sua conta no Twitter com duas mensagens, uma em espanhol e outra em inglês.

Uma missão da OEA esteve, pela primeira vez em 54 anos de observação eleitoral do organismo na região, nos pleitos realizados nesta terça-feira nos EUA e apresentará hoje um relatório preliminar com recomendações.

A equipe da OEA percorreu desde a primeira hora de terça-feira os centros de votação de 11 estados e do Distrito de Columbia (onde está Washington, a capital) que permitem a observação eleitoral internacional - outros 11 estados a limitam ou proíbem.

A chefe da missão da OEA e ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, apresentará hoje o relatório preliminar dessa observação, à espera do final, que será divulgado em um ou dois meses.

Trump ganhou as eleições contra todas as previsões, que situavam a candidata democrata, Hillary Clinton, como favorita, ao superar com clareza os 270 votos no colégio eleitoral que concedem a presidência dos EUA, após conquistar estados do meio oeste e alguns dos mais disputados como Pensilvânia, Flórida e Carolina do Norte. EFE

mb/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos