Peña Nieto dialoga com Trump e reconhece "novo capítulo" em relação com EUA

Cidade do México, 9 nov (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que nesta quarta-feira teve um diálogo "amável e respeitoso" com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem combinou de reunir-se "preferencialmente" na etapa de transição e avançar em um "novo capítulo" da relação bilateral.

Com o triunfo de Trump, "se abre um novo capítulo na relação do México e Estados Unidos que implica em uma mudança, um desafio, mas também uma grande oportunidade", declarou Peña Nieto em mensagem aos veículos de comunicação mexicanos.

"Concordamos que devemos trabalhar em uma relação de confiança e de futuro partilhado", disse sobre a conversa o presidente, que prometeu entregar-se de "corpo e alma para zelar pelos direitos, o bem-estar e os interesses dos mexicanos onde quer que se encontrem".

"Os mexicanos vamos iniciar esta etapa com segurança e determinação, mas o mais importante, em unidade", garantiu Peña Nieto, que defendeu o talento, o esforço e a criatividade do mexicano para "abrir novos caminhos" e conseguir prosperidade.

Peña Nieto reiterou também os "laços inseparáveis" que existem com a sociedade americana e situou entre suas prioridades "cuidar e proteger dos mexicanos".

O presidente mexicano, que não fez referência ao criticado encontro que teve com Trump no último mês de agosto, destacou que o republicano disse em seu primeiro discurso após ser eleito que trabalharia "com todas as pessoas e nações" buscando "coincidências e não hostilidades".

Na conversa por telefone, ambos estabeleceram que suas respectivas equipes entrem em contato para "delinear uma nova agenda de trabalho" que incorpore "temas de interesse comum" como a segurança, a cooperação e a prosperidade de ambas sociedades.

"Meu governo buscará nesta nova etapa de relação bilateral oportunidades que beneficiem ambas sociedades. Faremos isso com ânimos construtivos a partir de nossa fortaleza como nação, e respeitando ambas soberanias", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos