Premiê irlandês parabeniza Trump e agradece a Hillary sua amizade

Dublin, 9 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Irlanda, o conservador Enda Kenny, parabenizou nesta quarta-feira o candidato republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e afirmou que acredita que a "estreita" relação que os dois países "sempre tiveram" vai continuar.

O líder irlandês também indicou que deve ligar hoje para Trump para parabenizá-lo pessoalmente por sua vitória nas urnas.

"A democracia sempre gera seus próprios resultados", declarou Kenny à rede de televisão "TV3" ao ser perguntado pela derrota da candidata democrata, Hillary Clinton, que era apontada como favorita pela maioria das pesquisas antes das eleições.

Nesse sentido, o chefe do governo irlandês quis agradecer à ex-senadora e ex-secretária de Estado, que qualificou de "amiga da Irlanda", os "esforços" e envolvimento demonstrado durante seus anos na política em assuntos importantes para o país europeu, como o processo de paz na Irlanda do Norte.

"Irlanda e Estados Unidos desfrutaram de uma relação calorosa e muito estreita durante muitas gerações e acredito que, sob esta nova liderança, nossas relações bilaterais vão continuar prosperando", acrescentou Kenny em comunicado.

O primeiro-ministro irlandês também parabenizou o "número 2" de Trump, Mike Pence, que será o vice-presidente americano.

"(Pence) É um americano que tem orgulho de sua origem irlandesa que passou muitos verões durante sua infância na Irlanda", destacou Kenny.

"O governo (irlandês) deseja começar a trabalhar estreitamente com seus novos colegas da Casa Branca. Enquanto isso, o governo continuará trabalhando de forma estreita e construtiva com a administração do presidente Obama até o término de seu mandato em 20 de janeiro", acrescentou Kenny.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos