Presidente do México reitera a Trump disposição de trabalhar junto com os EUA

Cidade do México, 9 nov (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, parabenizou nesta quarta-feira os Estados Unidos pelas eleições realizadas ontem e reiterou ao presidente eleito, Donald Trump, sua disposição de "trabalhar junto" com o republicano.

"Parabenizo os EUA por seu processo eleitoral e reitero a @realDonaldTrump a disposição de trabalhar junto em favor da relação bilateral", indicou Peña Nieto por meio do Twitter.

Em uma série de mensagens consecutivas, o presidente lembrou que "México e EUA são amigos, parceiros e aliados que devem seguir colaborando pela competitividade e o desenvolvimento da região".

"Confio que México e EUA seguirão estreitando seus laços de cooperação e respeito mútuo", concluiu o líder.

Minutos depois, a secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, explicou em entrevista à emissora "Televisa" que Peña Nieto ligará para Trump em breve.

"Nas seguintes horas e dias, estaremos buscando uma comunicação entre as partes, como é costume essas circunstâncias. O objetivo é buscar o diálogo com a equipe de transição de Trump e chegar a uma nova oportunidade na relação bilateral", disse a chanceler.

A chefe da diplomacia mexicana disse que a vitória do empresário certamente irá mudar a relação entre os dois países, mas lembrou que Trump já não é mais candidato, sugerindo que pode haver mudança de postura do republicando quando chegar ao Salão Oval em 2017.

A chanceler afirmou que depois da polêmica visita de Trump ao México há algumas semanas, muito criticada pela opinião pública do país, o governo de Peña Nieto mantém contato com diferentes membros da campanha de Trump.

Ao lançar sua candidatura à presidência os EUA, o então pré-candidato republicano chamou os mexicanos de "estupradores" e "narcotraficantes", ameaçou construir um muro na fronteira entre os dois países e exigir que o México pague pela obra.

Além disso, Trump anunciou a deportação de milhares de imigrantes ilegais procedentes do país e o bloqueio das remessas enviadas pelos parentes desde os EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos