Republicano de mais alta categoria reconhece vitória "incrível" de Trump

Washington, 9 nov (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes e republicano de mais alto categoria, Paul Ryan, reconheceu nesta quarta-feira a vitória "incrível" do candidato de seu partido, Donald Trump, com quem teve uma relação tensa durante a campanha.

Ryan afirmou em comunicado que a vitória de Trump "aponta a rejeição do status quo das políticas progressistas fracassadas. Desejamos trabalhar pelas mãos da nova administração para avançar em planos que melhorem a vida dos americanos".

"Foi uma grande noite para nosso partido, mas agora temos que focar em unir o país", apontou Ryan, em linha com a mensagem de Trump na celebração da vitória, mais conciliadora do que o habitual.

Trump disse na reta final da campanha que os dias de Ryan como presidente da câmara baixa estavam contados, depois que o republicano de mais alto categoria institucional se negou a fazer campanha por ele após a polêmica de outubro sobre os comentários do candidato em um vídeo de 2005.

Ryan manteve um ambíguo apoio a Trump na reta final da campanha e nunca ocultou sua oposição a algumas ideias ou ao estilo do discurso do agora presidente eleito.

Trump chegará à presidência em janeiro com um mandato das urnas claro e com o controle de ambas câmaras no Congresso, o que poderia patrocinar uma reconciliação com Ryan, congressista por Wisconsin, um estado, que contra todas as previsões, se decantou para o lado republicano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos