Responsável da ONU para mudança climática felicita Trump por vitória

Rabat, 9 nov (EFE).- A máxima responsável da ONU para a mudança climática, Patricia Espinosa, felicitou nesta quarta-feira Donald Trump, ganhador das eleições presidenciais americanas e partidário declarado de "anular" os Acordos de Paris para combater o aquecimento global.

Em uma breve declaração feita em Marrakech, onde é realizada a cúpula da ONU sobre a mudança climática (COP22), Espinosa, secretária executiva do Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, felicitou Trump como presidente eleito e depois lançou uma mensagem de tom conciliador.

"Espero poder trabalhar com esta Administração para levar adiante a agenda da ação climática em benefício da população do globo", disse Espinosa.

Trump é considerado um "negacionista" em questões ambientais e em maio se expressou sem rodeios a favor do "cancelamento" dos acordos sobre meio ambiente da Convenção de Paris realizada no ano passado e já ratificados por mais de cem países, entre eles os Estados Unidos.

No dia em que assegurou sua candidatura presidencial, Trump voltou a dizer que, caso ganhasse, "retiraria" todos os fundos dos EUA para as Nações Unidas que tenham a ver com a mudança climática.

A eventual retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, caso que seja legalmente possível, deixaria deixar sem efeito sua entrada em vigor dado que este país é, junto com a China, o responsável pela maior quantidade de emissões de gases do efeito estufa no mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos