Trump vence em Utah e Geórgia e se aproxima da presidência dos EUA

Washington, 8 nov (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, continuou sua sequência de vitórias nesta terça-feira ao triunfar nos estados de Utah e Geórgia, tradicionalmente republicanos, mas que tinham gerado algumas dúvidas nesta disputa.

Segundo as projeções dos veículos de comunicação americanos, Trump ganhou os seis votos no colégio eleitoral de Utah, um estado tradicionalmente republicano, mas no qual os mórmons, muito conservadores no âmbito social, tinham se resistido a respaldar o magnata.

Com 27% do votos apurados, no entanto, Trump aparecia com mais de 59% dos sufrágios, contra 21,5% de sua rival democrata, Hillary Clinton; e 21,4% do candidato independente Evan McMullin.

Este último, um ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) de tendência republicana, confiava em aglutinar o descontentamento dos mórmons, ganhar o estado de Utah e chegar à presidência no caso que Trump e Hillary empatassem em seus votos no colégio eleitoral e a decisão ficasse nas mãos da Câmara dos Representantes.

Embora um empate entre Trump e Clinton ainda seja possível, McMullin fica desqualificado para ser eleito presidente por não ter vencido em nenhum estado.

Além disso, Trump levou a melhor no estado da Geórgia, um território tradicionalmente republicano com o qual Trump garante outros 16 votos no colégio eleitoral e completa seu domínio do sudeste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos