Trump vence Louisiana e Montana, e Hillary ganha no Novo México

Washington, 8 nov (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu nos estados de Louisiana e Montana, abrindo uma ampla vantagem de 40 votos no colégio eleitoral sobre sua concorrente democrata, Hillary Clinton, que levou a melhor no Novo México, segundo as projeções divulgadas pelos principais veículos de imprensa do país.

Trump conquistou os 8 votos no colégio eleitoral da Louisiana e os 3 de Montana pouco após conseguir os 38 votos do Texas, além dos estados do centro do país, entre eles Kansas (6), Nebraska (3, com outros 2 a serem decididos), Wyoming (3) e as duas Dakotas (6).

Com esse grupo de estados, tradicionalmente republicanos, Trump somava, a uma hora do fechamento das urnas em todos os estados do território continental dos EUA, 149 votos no colégio eleitoral, contra 109 de Hillary.

A candidata democrata, por sua vez, havia conquistado até então vitórias no Distrito de Columbia, que dá 3 votos no colégio eleitoral, e nos estados de Delaware (3), Maryland (10), Massachusetts (11), Illinois (20), Rhode Island (4), Nova Jersey (14), Connecticut (7) e Novo México (5).

Além destes é preciso adicionar os 3 votos de Vermont que Hillary conseguiu no começo da noite e os 29 votos de Nova York, um dos estados mais decisivos do pleito.

Por sua vez, Trump começou a noite com vitórias em Indiana (11), Kentucky (8), Virgínia Ocidental (5), Carolina do Sul (9), Mississipi (6 votos), Missouri (10), Tennessee (11) e Oklahoma (7), Arkansas (6) e Alabama (9).

Em Nebraska, Trump obteve 3 votos no colégio eleitoral.

São necessários 270 votos no colégio eleitoral para ser eleito presidente dos Estados Unidos, e neste ano serão decisivos os estados da Flórida, Carolina do Norte, Virgínia e Ohio, que não apresentam tendência definida entre os dois concorrentes pelos grandes partidos do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos