Unasul espera palavras de Trump sobre posição referente à América Latina

Quito, 9 nov (EFE).- A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) expressou nesta quarta-feira respeito aos resultados das eleições nos Estados Unidos e disse que esperará que o candidato vencedor, o republicano Donald Tramp, esclareça sua posição sobre a América Latina.

A Secretaria-Geral da organização, com sede em Quito, disse em comunicado que abre "um compasso de espera" enquanto Trump "fixa e esclarece sua posição" em particular sobre "os imigrantes, o livre-comércio, o processo de paz na Colômbia, a abertura das relações com Cuba, o diálogo na Venezuela e sua presença militar na região".

Para a organização, a América Latina deve permanecer "unida e não dividida" neste momento e deve ter "mais e não menos integração".

A mensagem foi também divulgada pelo secretário-geral da Unasul, o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, em sua conta no Twitter, onde mostrou, além disso, sua solidariedade com a candidata democrata Hillary Clinton.

"Minha solidariedade com @HillaryClinton. Teria sido uma excelente primeira mulher presidente dos Estados Unidos", disse Samper.

O republicano Donald Trump, um magnata imobiliário alheio à política até há pouco mais de um ano, conseguiu superar os 270 votos no colégio eleitoral necessários para chegar à Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos