Aberto em Paris centro de imigrantes para evitar acampamentos na rua

Em Paris

  • Christophe Archambault/ AFP

    Voluntários trabalham em centro de imigrantes em Paris

    Voluntários trabalham em centro de imigrantes em Paris

O primeiro centro de apoio e trânsito para imigrantes e refugiados por um período máximo de dez dias abriu nesta quinta-feira (10) no norte de Paris, com 400 praças, com o propósito de evitar a instalação de acampamentos em plena rua que se multiplicaram na cidade desde o verão de 2015.

Após uma hora de sua abertura, às 8h30 (horário local, 5h30 em Brasília), dez pessoas já tinham chegado a estas antigas instalações ferroviárias situadas perto da porta de La Chapelle, que foram convertidas nos últimos meses, disse um porta-voz do Prefeitura, que administra o centro junto com o governo francês e com a associação humanitária Emmaus.

Um total de 200 pessoas, entre assalariados e voluntários, foram selecionadas para trabalhar lá e receber até 400 homens imigrantes e refugiados de forma simultânea, o que representa que poderiam passar pelo local cerca de 1.500 pessoas por mês, disse o porta-voz.

Está previsto que "no final deste ano ou começo do próximo" entre em funcionamento um centro similar para mulheres e crianças, que atualmente são redirecionados automaticamente de Paris a estruturas de refúgio fora da cidade.

O representante municipal insistiu que as instalações de La Chapelle são "um local de orientação" no qual os imigrantes permanecerão entre cinco e dez dias como tempo máximo, enquanto se define sua situação e os encaminha para centros para solicitantes de asilo ou os chamados Centros de Amparada e Orientação fora da capital, que são responsabilidade do governo e não da prefeitura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos