Em primeira reunião, Obama deseja sucesso a Trump pelo bem dos EUA

Washington, 10 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desejou nesta quinta-feira que seu sucessor, o republicano Donald Trump, tenha "sucesso" em seu governo pelo bem do país, e que ambos possam trabalhar juntos nos próximos dois meses de transição nos muitos temas que interessam os norte-americanos.

"Quero enfatizar, o senhor presidente eleito, que agora vamos fazer tudo o que possamos para ajudá-lo a ter sucesso, porque se o senhor tiver sucesso, o país terá sucesso", disse Obama ao concluir sua primeira reunião com Trump na Casa Branca.

O presidente disse ter realizado um "excelente" diálogo com Trump sobre "temas organizativos da Casa Branca, política externa e nacional". "Me sinto muito empolgado pelo interesse do presidente eleito em trabalhar com minha equipe sobre muitos dos temas que o país tem que lidar", disse Obama, sentado ao lado de Trump.

"Acredito que é importante que todos, independentemente de nosso partido e preferências políticas, nos unamos agora e trabalhemos juntos para lidar com os muitos desafios que enfrentamos", disse.

Obama e Trump falaram de forma muito breve com a imprensa após uma reunião que durou mais de uma hora e meia, não aceitando perguntas dos jornalistas que estavam na Casa Branca.

Ao mesmo tempo, a primeira-dama, Michelle Obama, recebeu na residência presidencial sua sucessora, Melania Trump, com quem também realizou uma "excelente conversa", segundo o presidente.

"Queremos garantir que eles se sintam bem-vindos durante os preparativos para a transição", ressaltou Obama.

No entanto, a tensão entre ambos ficou latente na chegada sigilosa do presidente eleito, que entrou na Casa Branca pelo jardim sul para evitar a imprensa. Além disso, até o momento, não há foto oficial entre o líder do atual governo e do próximo.

Em novembro de 2008, Obama, então presidente eleito, e Michelle tiraram uma foto em frente à Casa Branca com George W. Bush e sua esposa, Laura, no dia em que foram recebidos na sede do governo dos EUA pela primeira vez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos