Extrema-direita alemã publica endereços judaicos no aniversário dos "pogroms"

Berlim, 10 nov (EFE).- Um grupo ultradireitista alemão publicou na internet uma lista de lojas, creches e outros endereços da comunidade judaica em Berlim coincidindo com o aniversário dos "pogroms" nazistas de 1938, a chamada Noite dos Vidros Quebrados.

A lista é encabeçada pela frase "Judeus entre nós", traz um mapa da capital alemã com 70 endereços marcados e diz que "hoje é um grande dia", em alusão a 9 de novembro de 1938, informou o jornal berlinense "Der Tagesspiegel".

Entre os endereços marcados nesse mapa, divulgados através de uma conta do Facebook, estão templos a creches, assim como restaurantes e outros locais judeus.

Na chamada Noite dos Vidros Quebrados milhares de judeus foram detidos, centenas de sinagogas foram queimadas em todo o país, lojas, cemitérios e casas foram arrasadas.

A organização Fórum Judeu para a Democracia e contra o antissemitismo qualificou sua divulgação de clara incitação à violência, enquanto a Promotoria de Berlim investiga se seus responsáveis cometeram algum crime.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos