May e Trump concordam em "aprofundar" e dar "prioridade" à relação bilateral

Londres, 10 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram nesta quinta-feira em uma conversa por telefone "aprofundar" a relação "especial" entre os dois países, o que será uma "prioridade" para ambos.

Segundo informou um porta-voz de May, durante essa conversa a chefe do Governo britânica parabenizou o líder republicano por sua recente vitória eleitoral sobre a democrata Hillary Clinton e este expressou seu desejo de "trabalhar" com a líder conservadora.

Durante a conversa, Trump "detalhou seus vínculos próximos e pessoais com o Reino Unido e disse que acredita que a relação especial (de ambos os países) progrida".

A primeira-ministra transmitiu seu "compromisso de construir e expandir as relações britânicas por todo o mundo, particularmente após o referendo (do dia 23 de junho, no qual os britânicos decidiram sair da UE)", ao mesmo tempo em que ressaltou "a importância da aliança com os EUA".

Após ressaltar a "longa história de valores compartilhados" entre EUA e Reino Unido, May expressou "seu desejo de reforçar o comércio e investimento bilateral", enquanto Londres "deixa a União Europeia".

A primeira-ministra britânica lembrou que os dois países "sempre permaneceram juntos como aliados próximos nos momentos que mais contam".

Segundo o mesmo comunicado, Trump enfatizou que o Reino Unido é "um lugar muito, muito especial" tanto para ele pessoalmente como para os EUA, e terminou a conversa convidando May a visitá-lo "assim que for possível".

A conversa aconteceu pouco antes de Trump ir a um encontro previsto com o presidente em fim de mandato, Barack Obama, a fim de iniciar simbolicamente a transferência de poder, que culminará no dia 20 de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos