Presidente do México se diz otimista sobre nova etapa na relação com EUA

Cidade do México, 10 nov (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta quinta-feira ter um "otimismo fundado" sobre a construção de uma nova agenda de trabalho com os Estados Unidos a partir da chegada do republicano Donald Trump à Casa Branca.

"Tenho um fundado otimismo de que realmente vamos poder construir uma nova agenda de trabalho na relação bilateral", afirmou Peña Nieto a representantes da indústria de rádio e televisão do país.

O governante mexicano expressou sua confiança de que esta nova agenda bilateral "será positiva e que, além disso, será em benefício das sociedades de ambas nações".

Peña Nieto retomou o lema da reunião deste setor da indústria - "União, diálogo e respeito" - para simbolizar o espírito que seu governo pretende imprimir à relação com os EUA por ocasião da chegada em janeiro de Trump à presidência desse país, o principal parceiro comercial do México.

O México buscará estabelecer com o próximo governo "uma relação de diálogo, respeito e confiança, porque ambos países somos aliados, parceiros e vizinhos", reiterou.

Peña Nieto destacou ainda que sua prioridade "será cuidar do México e proteger os mexicanos" e insistiu em seu apelo à unidade diante deste "novo capítulo de nossa relação bilateral".

O presidente mexicano conversou na quarta-feira com Trump e qualificou o diálogo como "amável e respeitoso", acrescentando que ambos concordaram em reunir-se "preferencialmente" ainda na etapa de transição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos