Snowden contribuiu para vitória de Trump, segundo seu advogado

Moscou, 10 nov (EFE).- O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, contribuiu com suas denúncias para a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais do país, afirmou nesta quinta-feira seu advogado, Anatoli Kucherena.

"Com suas ações, Snowden queria dizer ao mundo e especialmente a seus compatriotas que o governo americano viola gravemente os direitos humanos e está implicado em atividades ilegais", disse Kucherena à agência russa "Interfax".

Como resultado, acrescentou, "os cidadãos norte-americanos formaram uma certa opinião das atuais autoridades, o que acabou por refletir-se no desenlace das eleições presidenciais", nas quais Trump venceu a democrata Hillary Clinton.

As denúncias de Snowden de que os serviços de inteligência americanos espionavam não só seus próprios cidadãos, mas também líderes estrangeiros, inclusive de países aliados, "tirou pontos" dos democratas, opinou.

"A derrota dos democratas estava pré-determinada por sua agressiva política no mundo todo. Os cidadãos dos EUA viram que a Administração de Barack Obama dizia uma coisa e fazia o contrário", ressaltou.

Em sua opinião, "a vitória de Trump é uma nova página na história mundial".

Asilado na Rússia desde 2013, Snowden opinou na terça-feira sobre as eleições em sua conta no Twitter, mas não chegou a esclarecer se tinha exercido seu direito ao voto, nem onde.

Snowden criticou Hillary recentemente por violar as regras no manejo de informação confidencial, em alusão ao uso de um servidor de e-mail privado quando exercia o cargo de secretária de Estado.

"Viole as regras de classificação (de documentos secretos) em benefício público e você pode acabar no exílio. Faça isso em benefício próprio e você pode chegar a ser presidente", ironizou Snowden sobre seu próprio caso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos