Trump convida Kenny à Casa Branca para comemorar dia de São Patrício

Dublin, 10 nov (EFE).- O governo República da Irlanda confirmou nesta quinta-feira que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou seu primeiro-ministro, o conservador Enda Kenny, à tradicional recepção que a Casa Branca organiza no dia de São Patrício (17 de março).

Alguns veículos de imprensa irlandeses tinham especulado a possibilidade de que o encontro não acontecesse desta vez, depois que Kenny qualificou o candidato republicano de "racista e perigoso".

O "taoiseach" (primeiro-ministro) parabenizou ontem Trump por sua vitória e esclareceu depois que aqueles comentários foram feitos no Parlamento de Dublin porque se encontrava "no fragor da batalha".

Uma porta-voz do Executivo irlandês informou hoje que ambos tiveram na quarta-feira à noite uma conversa por telefone de cerca de dez minutos de duração.

"O presidente eleito confirmou ao 'taoiseach' que, em honra aos fortes vínculos que os dois países mantêm, se manterá a velha tradição de convidar o 'taoiseach' à Casa Branca para comemorar o dia de São Patrício no próximo ano", disse a fonte.

Durante o mandato do presidente Ronald Reagan, essa cerimônia se transformou em um dia inteiro de comemorações por São Patrício, padroeiro da República da Irlanda, que inclui, entre outros atos, um almoço na Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos