Ataque a consulado da Alemanha deixa 5 mortos e 120 feridos no Afeganistão

Cabul, 11 nov (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas após a detonação de um caminhão-bomba e um ataque ao consulado da Alemanha em Mazar-e Sharif, no norte do Afeganistão, de acordo com informações passadas à Agência Efe por fontes oficiais.

O ataque, no final da noite de quinta-feira, começou por volta das 23h (hora local) e "terminou após algumas horas depois", afirmou à Efe Munir Ahmad Farhad, porta-voz do governador da província de Balkh, de onde Mazar-e Sharif é a capital.

Ele explicou que, depois da explosão do caminhão, um número ainda não especificado dos responsáveis pelo ataque contra o edifício e aparentemente todos morreram, exceto um que foi capturado vivo.

O porta-voz afirmou que cinco civis morreram e dezenas ficaram feridos, mas disse saber da informação se havia ou não "vítimas dentro do consulado", já que as tropas afegãs que participaram da operação de resposta não entraram no consulado.

Por sua vez, o porta-voz talibã Zabiullah Mujahid disse em comunicado que o ataque aconteceu como vingança pelo recente bombardeio de "países invasores" na província de Kunduz, que deixou vítimas civis, e acusou os alemães de estarem por trás de "todos os crimes" nessa região.

Segundo a versão dos insurgentes, que geralmente exageram nos resultados de suas ações, a maior parte do consulado foi destruído no ataque, e "seus espiões, soldados e outros empregados morreram ou ficaram feridos".

O presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou o envio de uma equipe para a província com o objetivo de investigar o ataque, enquanto o chefe das tropas dos Estados Unidos e a Otan no país, general John Nicholson, prometeu colaborar com as autoridades de Cabul para esclarecer os detalhes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos