Ministro britânico e vice eleito dos EUA conversam sobre relação bilateral

Londres, 11 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, e o vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Mike Pence, falaram por telefone sobre a "estreita relação" entre os dois países, segundo confirmou nesta sexta-feira o ex-prefeito de Londres.

Em mensagem no Twitter, Johnson afirmou que ambos coincidiram que "a relação especial" entre EUA e Reino Unido é muito importante e na "necessidade de encontrar uma solução para os desafios globais".

Segundo fontes próximas do titular de Relações Exteriores citadas pela emissora britânica "BBC", a conversa aconteceu ontem, e durou cerca de dez minutos.

A emissora britânica indicou que esta foi a primeira conversa de Pence com um político estrangeiro desde a sua nomeação para a vice-presidência.

O ministro pediu ontem aos críticos do presidente eleito dos EUA, o magnata Donald Trump, que abandonem o "lamento coletivo" após a vitória do bilionário americano nas eleições e que sejam positivos sobre as possibilidades que ela coloca.

A atitude de Johnson após a vitória de Trump sobre a democrata Hillary Clinton contrasta com a adotada no ano passado, quando ele afirmou que o americano estava "louco" ao sugerir que introduziria um veto à entrada de muçulmanos nos EUA se chegasse a presidência.

Por outro lado, Boris Johnson disse ontem que chegou o momento de ser "incomodamente positivo sobre as possibilidades" que se abrem com a presidência de Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos