Presidente colombiano conversa com Trump sobre fortalecer relação estratégica

Bogotá, 11 nov (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, conversou nesta sexta-feira por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem acertou fortalecer as relações "especiais e estratégicas" bilaterais.

"Falei com o presidente eleito Donald Trump. Acertamos fortalecer a relação especial e estratégica entre Colômbia e Estados Unidos", escreveu Santos em sua conta oficial no Twitter.

Santos já tinha parabenizado Trump após a eleição do republicano na última terça-feira e, em sua mensagem, afirmou que gostaria que os países ampliassem as relações bilaterais.

A conversa de hoje durou cinco minutos, e Trump manifestou a Santos o apreço pela Colômbia, disseram fontes à Agência Efe.

"A Colômbia teve o privilégio de ter o apoio bipartidário durante muitos anos", disse Santos em entrevista à Efe no último dia 27 de outubro, ao ser perguntado sobre uma possível vitória de Trump.

O presidente lembrou que o Plano Colômbia de luta contra o narcotráfico, para ele a "iniciativa mais bem-sucedida da política externa norte-americana nos últimos anos", foi bipartidário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos