Trump diz que poderá manter partes da reforma de saúde de Obama

Washington, 11 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao "The Wall Street Journal, que manterá pelo menos duas partes da reforma de saúde implantada pelo presidente Barack Obama.

Depois de se reunir ontem com Obama para conversar sobre a transição de poder, Trump afirmou que deve manter os planos para pessoas com doenças pré-existente e estender a cobertura dos adultos para seus filhos até os 26 anos de idade.

Na entrevista, a primeira concedida depois da vitória sobre a democrata Hillary Clinton, Trump disse que suas prioridades ao chegar à Casa Branca serão "saúde, emprego, controle de fronteiras e reforma tributária".

Durante a campanha, o empresário republicano defendeu que acabaria com a reforma de saúde de Obama e faria uma nova lei. Porém, afirmou que mudou de ideia depois da reunião de ontem, quando o atual presidente sugeriu manter certos elementos do projeto.

"Disse a ele que examinaria porque o respeito", indicou o novo presidente na entrevista, realizada na Trump Tower de Nova York, na qual revelou que poderia só propor "emendas" à reforma de saúde, aprovada em 2010.

Trump afirmou que enfocará também a promoção de reformas que promovam a concessão de créditos por parte dos bancos e estudará tarifas para as empresas que tenham levado sua produção para o estrangeiro com o objetivo de preservar o emprego.

Além disso, indicou que trabalhará em sua promessa de aumentar a segurança na fronteira para deter o tráfico de drogas e a imigração ilegal. Também garantiu que criará novos empregos através de um plano de investimento em infraestruturas e renegociação de tratos comerciais.

Perguntado se estava arrependido pela retórica agressiva e negativa usada na campanha, Trump respondeu: "Não, eu ganhei".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos