Corbyn diz que Trump identifica problemas reais, mas não oferece soluções

Londres, 12 nov (EFE).- O líder da oposição no Reino Unido, o trabalhista Jeremy Corbyn, afirmou neste sábado que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, identificou "problemas reais" dos cidadãos, embora não compartilhe suas "soluções".

"Trump deu de cara com problemas reais: salários estagnados ou em baixa, serviços públicos com falta de financiamento, postos de trabalho inseguros, habitação, frustração perante as perspectivas sombrias para os filhos e uma elite política que não escuta", disse Corbyn.

Em um ato perante militantes trabalhistas em Kent (sudeste da Inglaterra), o líder esquerdista criticou no entanto que Trump "ao invés de oferecer soluções reais ou os recursos necessários para fazê-las funcionar, o único que fez é apontar para alguém que considera culpado".

Para Corbyn, o republicano, ganhador das eleições presidenciais americanos, não apontou os "que realmente são responsáveis pela ruptura da economia e o sistema político fracassado".

Sua vitória é "uma chamada de atenção global" que requer que os governos retomem o controle dos "excessos depredadores do 'tudo de graça' globalizado".

Corbyn sustentou que o Partido Conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May, fez "o mesmo" que Trump nos Estados Unidos.

Os "tories" abriram a porta ao eurofóbico Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP) e acenderam "a chama do medo" no Reino Unido com suas mensagens contra da imigração.

"Não vamos resolver o dano causado pela globalização das elites só abandonando a União Europeia. Não retomaremos o controle se não tomarmos medidas em relação aos interesses corporativos que controlam nossa energia, nosso transporte e se infiltraram em nossos serviços públicos", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos