Forças iraquianas se preparam para retomar aeroporto de Mossul

Erbil (Iraque), 12 nov (EFE).- As forças de segurança do Iraque estão próximas do aeroporto internacional de Mossul, a via de acesso à cidade pelo sul, e se preparam para uma ofensiva na instalação, ainda sob poder dos jihadistas.

O porta-voz do Comando das Operações Conjuntas, general Yehia Rasul, informou neste sábado à Agência Efe que as tropas estão "totalmente preparadas para irromper no estratégico aeroporto".

Os soldados já se situam "muito perto" após libertar um grande número de povoados dos arredores, embora em algumas aldeias os agentes da polícia federal ainda estejam combatendo os últimos radicais.

"Os membros do Daesh (acrônimo em árabe do grupo jihadista Estado Islâmico) retrocederam e fugiram em direção a Mossul", acrescentou o porta-voz.

O EI, já derrotado em Hamam al Alil e outras áreas ao sul de Mossul, colocou blocos de cimento nas pistas de aterrissagem para evitar a chegada de aviões militares.

Além disso, pôs artefatos explosivos em todos os caminhos que conduzem ao aeroporto, assim como uma cerca de arame farpado ao redor do mesmo.

Para passar por estes obstáculos, as forças de segurança prepararam "um plano preciso" para a ofensiva, antecipou Rasul.

O porta-voz garantiu que nas poucas próximas horas o exército "avançará rumo a alvos próximos ao aeroporto e, em seguida, irromperá nele".

Com a tomada do aeroporto, as tropas iraquianas abririam a primeira entrada pelo sul a Mossul, onde já entraram, mas pelas frentes oriental e setentrional.

A ofensiva das tropas iraquianas e curdas para libertar Mossul começou no último dia 17 de outubro por três frentes - norte, sul e leste - e permitiu até o momento a conquista de vários bairros orientais da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos