Governo e oposição venezuelana retomam discussões nas mesas de diálogo

Caracas, 12 nov (EFE).- Os representantes do governo da Venezuela e da oposição retomaram neste sábado as conversas nas mesas estabelecidas para fazer avançar o diálogo político que transcorre no país com mediação do Vaticano e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) informou da chegada de pelo menos três de seus representantes neste processo: os deputados Timoteo Zambrano e Luis Aquiles Moreno e o governador do estado de Lara, Henri Falcon.

Pelo governo, os primeiros a chegar ao hotel de Caracas onde acontecem estas reuniões foram a chanceler Delcy Rodríguez e o ex-embaixador na Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton.

Segundo um comunicado da MUD, os delegados do governo e da oposição que chegaram primeiro deviam abordar assuntos que ficaram inconclusos na noite da sexta-feira, quando se instalou a segunda plenária do diálogo.

De acordo com a MUD, a expectativa é que ainda hoje comece um encontro formal com participação de todos os delegados, do enviado do Vaticano, Claudio María Celli, e do secretário-geral da Unasul, o ex-presidente colombiano Ernesto Samper.

A esta reunião estariam presentes também o Núncio Apostólico na Venezuela, Aldo Giordano, e os acompanhantes designados pela Unasul: o ex-chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e os ex-presidentes do Panamá, Martín Torrijos, e da República Dominicana, Leonel Fernández.

A MUD indicou que os anúncios sobre os acordos alcançados até agora seriam divulgados "durante a tarde".

Além disso, anunciou que foi decidido incorporar um governador por cada parte à mesa, e agora haverá cinco membros de cada representação nela, e também convidar ao diálogo representantes de setores sociais, "os trabalhadores, as empresas" e todos aqueles que ambos setores queiram convidar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos