Kerry parabeniza Colômbia por grande passo rumo à paz com novo acordo

Bogotá, 12 nov (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, parabenizou neste sábado o governo e o povo da Colômbia pelo novo acordo de paz fechado com a guerrilha das Farc, do qual disse que é um "importante passo" para a estabilidade e reconciliação do país.

"Após 52 anos de guerra, nenhum acordo de paz pode satisfazer todos em todos os detalhes. Mas este acordo constitui um grande passo adiante no caminho da Colômbia rumo a uma paz justa e duradoura", declarou Kerry, segundo um comunicado divulgado pela embaixada americana em Bogotá.

O governo colombiano e as Farc apresentaram hoje em Havana um novo acordo que contém as contribuições dos setores contrários ao pacto inicial que foi assinado no dia 26 de setembro e depois rejeitado pelos colombianos no referendo de 2 de outubro.

Kerry elogiou o governo e o povo da Colômbia "por conseguir um acordo de paz revisado".

Segundo disse, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, sua equipe negociadora, os representantes da campanha do "não" na consulta do dia 2 de outubro e outros importantes setores da sociedade "merecem crédito de ter iniciado um diálogo nacional respeitoso e de grande alcance após o referendo".

"Este acordo tem o benefício de muitas horas de discussão entre os partidários e opositores dos acordos originais de paz", acrescentou o secretário de Estado, segundo o comunicado divulgado pela embaixada.

Kerry reiterou que os EUA, "em coordenação com o governo da Colômbia, continuarão apoiando a plena implementação do acordo de paz definitivo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos