Presidente venezuelano diz que resultados são "excelentes avanços para a paz"

  • Federico Parra/AFP

    Representantes do governo e da oposição, além do Vaticano e da Unasul, falam sobre acordo

    Representantes do governo e da oposição, além do Vaticano e da Unasul, falam sobre acordo

Caracas, 12 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considerou neste sábado que os resultados do diálogo entre seu governo e a oposição, pelo qual ambos se comprometem a trabalhar juntos em diversas questões, são "excelentes avanços para a paz e a prosperidade do país".

Em sua conta na rede social Twitter, Maduro publicou o texto completo dos acordos fechados entre as duas partes e pediu para lê-los e difundi-los.
 

Na declaração conjunta estipulada na reunião de hoje, denominada "Conviver em paz", o governo e a oposição se comprometem a "liderar uma grande mobilização nacional a favor da concórdia, do reconhecimento mútuo e da paz".

Neste sentido, o governo e a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) fazem um apelo para que essa declaração seja apoiada pelas forças políticas, as instituições públicas, as organizações sociais, os veículos de comunicação, as universidades, as comunidades religiosas, os centros educacionais e a sociedade em geral.

Em outra mensagem, o chefe de Estado afirmou que "passo a passo o diálogo que convoquei vai dando resultados... Obrigado aos acompanhantes internacionais por todo o esforço... Obrigado Venezuela".
 

Na declaração conjunta aprovada hoje, ambas as partes se comprometem a cumprir a Constituição do país e expressam seu "firme compromisso" com uma convivência "pacífica e construtiva" que "expatrie a violência".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos