Terremoto de 5,8 graus atinge nordeste do Japão sem alerta de tsunami

Tóquio, 12 nov (EFE).- Um terremoto de 5,8 graus na escala aberta de Ritcher atingiu neste sábado a província de Miyagi, no nordeste do Japão, sem que fosse ativado o alerta de tsunami, informou a Agência de Meteorologia do Japão (JMA, sigla em inglês).

O tremor aconteceu às 6h43 (hora local), a 60 quilômetros de profundidade e com epicentro nas águas da Miyagi, no nordeste da ilha principal de Honshu, a maior do arquipélago, segundo a JMA.

A companhia ferroviária East Japan Railway suspendeu brevemente o serviço do trem de alta velocidade da linha Tohoku, entre as estações de Sendai e Morioka, e as companhias elétricas informaram que nenhuma atividade incomum foi detectada nas usinas nucleares da área.

O terremoto atingiu o nível 4 na escala japonesa de 7 - centrada na intensidade do tremor - em zonas da província de Miyagi próximas ao hipocentro e da província de Iwate.

O tremor também foi sentido na província de Fukushima, onde chegou atingir o nível 3 da escala japonesa, sem danos relatados. EFE

mra/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos