Turquia recomenda precaução a cidadãos que viajam ou moram nos EUA

Istambul, 12 nov (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da Turquia emitiu neste sábado um comunicado para aconselhar "precaução" aos cidadãos turcos que viajem aos Estados Unidos ou residem ali, pelo risco de manifestações violentas e agressões racistas.

"Nossos cidadãos que vivem nos Estados Unidos ou planejem viajar para este país devem ser precavidos, não se aproximar de áreas de manifestações frequentes e elevar as precauções de segurança em seus locais de residência ou trabalho", afirma o comunicado.

O texto destaca a realização de manifestações em várias cidades e ressalta os incidentes violentos em Portland (Oregon), onde pessoas ficaram feridas por disparos.

Além disso, menciona as "agressões verbais e físicas racistas ou dirigidas contra estrangeiros" que se produziram nos últimos dias, depois da vitória do novo presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump.

O Ministério aconselha aos cidadãos turcos "reagir com sangue frio perante agressões racistas e xenófobas e dirigir-se às forças de segurança locais", além de acompanhar de perto a informação divulgada pela imprensa americana e manter-se em contato com as legações turcas no território dos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos