Candidato socialista desponta como vencedor das eleições na Moldávia

Moscou, 13 nov (EFE).- O socialista pró-Rússia Igor Dodon desponta como vencedor do segundo turno eleições presidenciais realizadas neste domingo na Moldávia, segundo os primeiros resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da antiga república soviética.

Dodon tinha 57,8% dos votos após a apuração de 68,96% das cédulas emitidas, de acordo com os dados da CEC, informaram veículos de comunicação russos direto da capital Chisinau.

Sua rival, a europeísta de centro-direita Maia Sandu, aparecia até então com 42,1% dos sufrágios.

Segundo a lei eleitoral da Moldávia, no segundo turno ganha o candidato que obtém mais votos e, no hipotético caso de empate, a vitória fica com o candidato que venceu no primeiro turno, neste caso, Dodon.

"Em geral, foi um processo eleitoral correto, uma mobilização sem precedentes dos cidadãos tanto no exterior como nos colégios eleitorais do país", disse a presidente da CEC, Alina Russu, ao término das votações.

Segundo dados ainda preliminares, a participação foi de 53,33% do censo eleitoral, cifrado em 2,8 milhões de cidadãos, o que representou um aumento de quase quatro pontos percentuais em relação ao primeiro turno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos