Colombianos comemoram acordo de paz dançando sob a chuva em Bogotá

Bogotá, 12 nov (EFE).- Dezenas de colombianos se reuniram na cêntrica praça bogotana de Bolívar para comemorar sob uma chuva intermitente o novo acordo de paz fechado neste sábado entre o governo de seu país e a guerrilha das Farc.

O "Acampamento pela paz", instalado há mais de um mês na praça, serviu de ponto de encontro para aqueles que ao saber do novo pacto decidiram ir até o centro de Bogotá esta tarde para festejar o acordo com tangos e milongas.

Entre que se reuniram na escadaria da Catedral Primada da Colômbia havia algumas mulheres com roupas típicas das zonas rurais do país que, emocionadas e aplaudindo, escutaram as palavras dos chefes negociadores do governo, Humberto de la Calle, e da guerrilha, "Ivan Márquez".

Carolina Velandia, uma das presentes, afirmou que dançava para agradecer a "resistência" dos cidadãos que durante as últimas semanas acamparam para exigir um acordo de paz definitivo.

"Queremos uma Colômbia reconciliada, inclusiva e que se possa abraçar. Necessitamos de mais ideias e de menos balas", afirmou em declarações à Agência Efe.

Juan David, um dos cidadãos acampados na praça desde outubro, reconheceu estar "feliz e satisfeito" com o novo acordo: "Cumpriu-se o objetivo de uma cidadania mobilizada", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos