Espanha confia que novo acordo de paz da Colômbia resolva as dúvidas

Bruxelas, 13 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Alfonso Dastis, disse neste domingo acreditar que o novo acordo de paz fechado pelo governo da Colômbia e as Farc possa "resolver as pequenas dúvidas" que levaram a maioria dos colombianos a rejeitar o primeiro em referendo.

A declaração foi dada à imprensa após um jantar informal de ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) em Bruxelas.

À espera de conhecer os detalhes do texto do novo acordo de paz, Dastis disse que a Espanha "deseja que haja um acordo o mais inclusivo possível para que seja durável".

O novo documento, produto de nove dias de intensas negociações em Havana, foi assinado pelos chefes negociadores do governo, Humberto de la Calle, e da guerrilha, "Ivan Márquez", em presença do ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez.

As partes renegociaram um total de 57 pontos concretizados nas últimas semanas durante o processo de diálogo político que o governo colombiano abriu com os setores que defenderam o "não" no plebiscito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos