Ex-legionário francês está entre autores dos atentados de Paris, segundo EUA

Paris, 13 nov (EFE).- O marroquino Abdelilah Himich, antigo legionário francês, é para os serviços secretos dos Estados Unidos um dos homens que da Síria - onde está desde o começo de 2014 - planejaram os atentados jihadistas de 13 de novembro de 2015 em Paris.

A informação, compilada pelo Centro de Análise do Terrorismo (CAT) e revelada pela revista americana "Sentinel", foi publicada neste domingo pelo jornal francês "Le Journal du Dimanche" por ocasião do primeiro aniversário desses ataques, nos quais morreram 130 pessoas e várias centenas ficaram feridas.

Himich, conhecido como "Aboy Souleymane", nasceu em Rabat em 1989, mas cresceu em Lunel, perto da cidade de Montpellier, no sul da França, de onde nos últimos anos saíram cerca de 20 jovens para integrar-se nas fileiras jihadistas que combatem na Síria e no Iraque.

O jornal francês indicou que a justiça da França o tem em seu ponto de mira nos processos referentes às redes terroristas de Lunel, mas por enquanto não recebeu informações dos Estados Unidos que permitam vinculá-lo com os massacres de Paris, nem com os de Bruxelas do último mês de março.

Em 2008 Himich se alistou na Legião Estrangeira, com a qual combateu no Afeganistão e inclusive recebeu várias condecorações antes de ser considerado desertor em 2010.

Em 2012 foi condenado na França por tráfico de drogas ao ser capturado com um quilo de cocaína, algo que não lhe impediu de trabalhar depois para duas empresas de segurança.

Dois anos depois viajou à Síria com outros jovens de Lunel para integrar-se na Frente al Nusra (então filial da Al Qaeda e atualmente denominado Frente da Conquista do Levante), antes de alistar-se no Estado Islâmico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos