Forças iraquianas anunciam libertação da cidade de Nimrud, no Iraque

Bagdá, 13 nov (EFE).- As forças iraquianas libertaram neste domingo a cidade de Nimrud, situada na frente meridional da batalha pelo controle de Mossul, informou o comandante das Forças Especiais, o general-de-brigada Abdelamir Yarala.

Em comunicado, Yarala anunciou que "as unidades da IX Brigada de Blindados libertaram totalmente a cidade de Nimrud e içaram a bandeira iraquiana sobre seus edifícios".

Além disso, destacou que na recuperação dessa região, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) sofreu baixas em suas fileiras e perdeu de equipamento militar.

As forças iraquianas também recuperaram hoje a aldeia de Al Naamaniya, ao sul de Nimrud, um dia após ter expulso os jihadistas de Abbas para Rajab, outra população da comarca de Nimrud.

Nesta zona está situada a antiga cidade assíria de Nimrud, que chegou a ser um importante centro de poder durante o reinado de Salmanasar I (1373-1244 a.C.) e que foi saqueada e destroçada por parte dos jihadistas do grupo Estado Islâmico, que ocuparam esta região em junho de 2014.

Entre os emblemas da antiga Nimrud destruídos pelos jihadistas figura o templo de Nabu.

A ofensiva das tropas iraquianas e curdas para libertar Mossul e a totalidade da província de Ninawa começou em 17 de outubro desde três frentes -norte, sul e leste-, e permitiu até o momento a conquista de vários bairros orientais da cidade, considerada o principal reduto do Estado Islâmico no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos