Marine le Pen afirma que vitória de Trump aumenta suas chances na França

Londres, 13 nov (EFE).- A ultradireitista Marine le Pen afirmou neste domingo em uma entrevista à emissora britânica "BBC" que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos aumenta suas chances de triunfo nas eleições presidenciais da França no próximo ano.

"(Trump) tornou possível o que até agora tinha se apresentado como impossível. É uma vitória do povo contra as elites", disse a líder do partido Frente Nacional (FN), para quem se pode "desenhar um paralelismo com a França".

A eleição do republicano como presidente dos Estados Unidos "é uma pedra adicional na construção de um novo mundo, destinado a substituir o antigo", completou.

A entrevista da política de extrema direita na televisão pública britânica foi precedida nesta semana por muito polêmica, perante as queixas enviadas por cidadãos após o anúncio de que seria divulgada no dia em que se homenageia os soldados britânicos caídos nas guerras mundiais.

"Sei que hoje há pessoas ofendidas e zangadas por termos entrevistado Marine le Pen", declarou o apresentador Andrew Marr antes de iniciar a conversa com a política francesa.

"Eu entendo, mas devo dizer o seguinte. Le Pen pode, sob algumas circunstâncias, se transformar na próxima presidente francesa na próxima primavera", ressaltou.

Ainda assim, a porta-voz de Educação da oposição trabalhista britânica, Angela Rayner, criticou a decisão da emissora.

"Marine le Pen falando no programa de Marr? Por que não entrevistar veteranos que lutaram contra os fascistas e perderam tantos companheiros?", questionou.

"Tenho muitos parentes que lutaram para libertar a França dos fascistas. E neste domingo temos Le Pen" na 'BBC'", criticou nas redes sociais Billy Lynn, um dos cidadãos que expressaram seu descontentamento com a emissora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos