OEA parabeniza colombianos pelo acordo de paz modificado

Washington, 13 nov (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, parabenizou o governo colombiano e as Farc pelo acordo de paz modificado assinado em Havana e acredita que seja uma nova oportunidade para avançar rumo a uma "paz sustentável".

Em comunicado, Almagro avaliou positivamente o acordo e considerou que é "um passo rumo a um acordo de paz inclusivo", afirmando estar "convencido de que um diálogo amplo e participativo é o caminho para uma paz sustentável".

Além disso, Almagro avaliou "a disposição e os esforços" para fechar o acordo do governo do presidente Juan Manuel Santos, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), assim como dos que defenderam o "não" no referendo e de diferentes setores da sociedade civil.

Nesse sentido, o líder da OEA destacou a "valiosa participação" da sociedade civil, que após a vitória do "não" no referendo do dia 2 de outubro, "foi para as ruas para rodear o processo e contribuir para o diálogo nacional, em pleno exercício da democracia".

Em seu comunicado, Almagro reiterou seu "compromisso" para acompanhar o país em seu caminho rumo à paz, como fez a organização internacional através de sua Missão de Apoio ao Processo de Paz desde 2004, com um mandato que se estendeu até janeiro de 2018.

A organização enviou, além disso, uma missão de observação para o referendo do domingo, após ter acompanhado anteriormente 14 processos eleitorais na Colômbia desde 1994.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos