Papa diz que quanto maior o progresso, mais pessoas ficam excluídas

Na Cidade do Vaticano

  • Alfredo Falcone/Zumapress

    "Um sintoma da esclerose espiritual é quando o interesse se centra nas coisas que é preciso produzir, ao invés de nas pessoas que se deve amar"

    "Um sintoma da esclerose espiritual é quando o interesse se centra nas coisas que é preciso produzir, ao invés de nas pessoas que se deve amar"

O papa alertou para a contradição de uma sociedade que quanto maior progresso faz, mais pessoas ficam excluídas, na homilia da missa que dedicou às pessoas pobres e sem lar neste domingo (13).

Na Basílica de São Pedro, perante centenas de pessoas sem lar ou que vivem graças a ajudas, Francisco destacou "a trágica contradição de nossa época" na qual "quanto mais aumenta o progresso e as possibilidades, o que é bom, mais aumenta o número de pessoas que não podem ter acesso a isso".

O papa Francisco criticou, além disso, uma sociedade que está acostumada "a este tipo de descarte" e na qual "a consciência adormece e não se presta atenção ao irmão que sofre junto a nós ou aos graves problemas do mundo".

"Excluir é dar as costas a Deus. Um sintoma da esclerose espiritual é quando o interesse se centra nas coisas que é preciso produzir, ao invés de nas pessoas que se deve amar", acrescentou.

Francisco, que instituiu este Ano Santo dedicado à Misericórdia (que terminará em 20 de novembro), quis fechá-lo com este jubileu dedicado às pessoas em situação de precariedade.

O pontífice argentino ressaltou que a "Igreja aponta a lupa" especialmente "ao irmão esquecido e excluído por direito e também por dever evangélico, porque nossa tarefa consiste em cuidar da verdadeira riqueza que são os pobres".

O papa lembrou hoje que serão fechadas algumas portas santas, que foram abertas em 8 de dezembro em ocasião do início do Jubileu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos