Schulz pressiona europeus a "dar uma oportunidade" a Trump

Berlim, 13 nov (EFE).- O presidente do parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, pressionou neste domingo os europeus a "dar uma oportunidade" ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

"Ambas as partes têm que partir do zero e dar uma oportunidade à relação", afirmou Schulz, do Partido Social-Democrata (SPD), em entrevista à edição dominical do popular jornal alemão "Bild".

O presidente eleito americano "merece o respeito" e, além disso, a campanha eleitoral ficou para trás, prosseguiu Schulz, para expressar sua confiança de que Trump também buscará a maneira de "fechar as fossas" abertas com alguns de seus pronunciamentos como candidato.

Schulz assegurou não temer "consequências drásticas" na política externa da Casa Branca e argumentou que uma saída da Otan ou da Organização Mundial do Comércio (OMC) seria "tão arriscada para os Estados Unidos" como para o resto de seus aliados.

O presidente do PE advertiu, por outro lado, que a Europa deve "associar a ideia" de que deverá contribuir mais em defesa do que até agora.

Esta consideração situa Schulz mais perto da posição da ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, vice-presidente da União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel, do que de suas fileiras do SPD.

Von der Leyen, que na noite eleitoral americana se confessou transtornada pela vitória de Trump, mostrou reiteradamente compreensão pelas aspirações dos EUA de que os europeus aumentem seus orçamentos em Defesa e assumam maior responsabilidade perante a Otan.

Desde as fileiras do SPD, o líder do partido, vice-chanceler e ministro de Economia, Sigmar Gabriel, insistiu na "periculosidade" de Trump, enquanto seu correligionário e titular de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, manteve uma linha mais diplomática, mas sem ocultar seus receios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos