Explosão de mina no centro de Sirte deixa dois mortos e oito feridos

Trípoli, 14 nov (EFE).- Pelo menos dois membros da aliança de milícias do oeste da Líbia morreram e oito ficaram feridos após a explosão de uma mina durante a passagem do veículo no qual estavam na cidade de Sirte, onde ainda resistem elementos jihadistas do Estado Islâmico.

Um porta-voz militar da referida coalizão explicou nesta segunda-feira à Agência Efe que o ataque aconteceu no domingo em uma rua do bairro da "Al Jazeera ", quase em sua totalidade arrebatado dos fanáticos e que agora as milícias líbias tentam limpar de bombas e armadilhas para assumir seu controle definitivo.

Mohammed Tawari, outro porta-voz da aliança, revelou que caças-bombardeiros sob o comando da citada força líbia realizaram 65 operações de combate sobre Sirte durante estes primeiros dias de novembro.

Os aviões líbios tomaram o bastão da aviação de combate americana, que bombardeou a citada cidade mediterrânea entre o primeiro de agosto e metade de outubro.

As milícias do oeste da Líbia, lideradas pela cidade de Misrata, empreenderam em junho uma ofensiva militar para recuperar o controle de Sirte, conquistada pelos membros o grupo terrorista Estado Islâmico em fevereiro de 2015.

A Líbia é um estado fracassado, vítima do caos e a guerra civil, desde que há cinco anos a comunidade internacional apoiou a revolta rebelde em Benghazi e contribuiu militarmente à queda de Kadafi.

Cinco anos depois, dois governos, um em Trípoli (oeste) e outro em Tobruk (leste) lutam pelo poder e o controle dos recursos petroleiros com ajuda de dezenas milícias que mudam frequentemente de bando.

Da situação se beneficiaram grupos jihadistas como o ramo líbio do Estado Islâmico, Boko Haram e a organização da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) que penetraram e estenderam sua influência no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos