Kerry visita Omã para tratar sobre conflito iemenita

Cairo, 14 nov (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou nesta segunda-feira à capital de Omã, Mascate, em uma visita oficial de dois dias, para tratar com as autoridades do país o conflito no Iêmen.

Kerry será recebido por seu colega omanense, Youssef bin Allawi, informou a agência oficial de notícias omanense "ONA".

Também está prevista uma reunião do chefe da diplomacia americana com o sultão de Omã, Qabus bin Said, segundo o comunicado do Departamento de Estado sobre a viagem.

Com as autoridades omanenses, Kerry abordará o conflito iemenita e os esforços realizados para conseguir a paz nesse país.

O sultanato de Omã mantém boas relações com os rebeldes houthis, por isso que costuma interceder entre eles, e o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e a coalizão árabe sunita que lo apoia.

A intervenção da coalizão árabe em março de 2015 contra os houthis recrudesceu o conflito, no qual a ONU está intermediando sem que por enquanto as tréguas ou as rodadas de conversas tenham tido êxito.

O enviado da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, se reuniu neste mês com as partes do conflito para defender sua última iniciativa de paz, que não é bem-vista pelo presidente Hadi.

A visita a Omã inscreve-se em uma viagem mais ampla entre 10 e 18 de novembro que começou na Antártida e Nova Zelândia, e que levará Kerry também aos Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Peru.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos