Lavrov e CELAC acordam em Sochi cooperar em diferentes âmbitos

Moscou, 14 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e os chanceleres do "quarteto" da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) acordaram nesta segunda-feira cooperar em diferentes âmbitos, na reunião que mantiveram na cidade russa de Sochi, a margens do Mar Negro.

"Identificamos três áreas de interesse comum nas quais trabalharemos: o fortalecimento do multilateralismo, a criação de um programa de troca de experiências bem-sucedidas e o impulso do diálogo de negócios entre CELAC e Rússia", disse o chanceler da República Dominicana, Miguel Vargas, cujo país é o presidente rotativo do bloco.

Para Lavrov, o encontro de Sochi é "uma continuação lógica do diálogo do que no ano passado foi estabelecido" entre Rússia e o bloco regional e um "passo importante" para concretizar essa cooperação, ao ter estipulado uma declaração conjunta nesse sentido, segundo disse na entrevista coletiva final, divulgada por veículos de imprensa russos.

"Em nossa qualidade de presidente pro tempore, assumimos com grande entusiasmo impulsionar nossas relações com esses parceiros", tinha dito Vargas no início do encontro.

"Nesse sentido olhamos para a Rússia como um aliado estratégico e confiável, com grandes potenciais de cooperação que poderemos desenvolver na medida em que afiançamos o diálogo", acrescentou.

O mecanismo permanente de cooperação permitirá "compartilhar boas praticas e experiências bem-sucedidas em benefício de nossos povos", opinou.

Em meados de 2015, a CELAC e Rússia decidiram pôr em funcionamento o Mecanismo Permanente de Diálogo Político e Cooperação, sustentado nos princípios de igualdade, cooperação integral e benefício mútuo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos