Mauricio Macri conversa por telefone com Donald Trump

Buenos Aires, 14 nov (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversou por telefone nesta segunda-feira com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem felicitou por seu triunfo no pleito da semana passada, informaram fontes oficiais.

"O presidente Mauricio Macri se comunicou hoje com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para felicitá-lo por seu triunfo eleitoral", informou a presidência argentina em comunicado.

A conversa se prolongou por cerca de 15 minutos e ambos "lembraram sua histórica relação pessoal e se comprometeram a trabalhar em uma agenda comum para o crescimento dos dois países".

Macri e Trump se conhecem há vários anos por negócios relacionados com o grupo do pai do presidente argentino, o empresário italiano Francio Macri.

"A Argentina é um grande país e teremos a mais próxima relação entre nossos países da história", garantiu Trump, de acordo com o comunicado.

Macri afirmou a Trump que espera vê-lo em Buenos Aires durante a Cúpula do G20, que será realizada na capital argentina em 2018, "ao que Trump respondeu que ele gostaria de recebê-lo na Casa Branca antes desse ano".

Na semana passada, em entrevista à imprensa após um ato oficial, Macri ressaltou que espera manter uma "relação madura" e "inteligente" com o governo de Trump.

Durante a campanha para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, Macri tinha manifestado publicamente sua preferência pela candidata democrata, Hillary Clinton, por considerá-la mais afinada com sua visão de mundo.

Sua relação com Trump remonta ao anos 80, quando Macri era empresário, antes de entrar na política, e entrou em contato com o magnata americano para fazer negócios imobiliários em Nova York por ordem de seu pai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos