Pró-Rússia Dodon vence oficialmente eleições presidenciais da Moldávia

Moscou, 14 nov (EFE).- O socialista pró-Rússia Igor Dodon foi proclamado nesta segunda-feira oficialmente vencedor do segundo turno das eleições presidenciais realizadas ontem na Moldávia, nas quais derrotou a candidata europeísta de centro-direita Maia Sandu.

"Após a apuração de 99,9% dos votos, o líder do partido Socialista, Igor Dodon, obteve 52,29%, com 835 mil votos", informou a presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) dessa antiga república soviética, Alina Russu.

Sua rival, Maia Sandu, obteve "47,1%, com 761.934 votos", acrescentou.

"De acordo com a lei, é proclamado presidente da Moldávia Igor Dodon, ao ter obtido a maioria dos votos do segundo turno realizado no domingo", afirmou a CEC.

O socialista Dodon já de madrugada se proclamou vencedor com a maioria dos votos apurados.

"Já está claro para todo mundo que ganhamos. A apuração continua nos EUA e Canadá, mas a diferença é suficientemente grande para anunciar nossa vitória", afirmou.

"Sou plenamente consciente da responsabilidade. Entendo que não será fácil. Serei o presidente de todos, tanto da esquerda como da direita, dos que querem se somar à União Europeia (UE) e dos que desejam estar com a Rússia", acrescentou o vencedor.

Dodon também felicitou sua rival e afirmou que "não necessitamos de ódio em nossa sociedade".

"Levarei em conta o ponto de vista dos eleitores de Maia Sandu. Tenhamos calma. Sugiro que nos reunamos para ver o que se deve fazer para manter a estabilidade do país", ressaltou.

Dodon, de 44 anos, ex-comunista, é partidário de revisar o Acordo de Associação entre Moldávia e a UE, que considera desfavorável para seu país, e criar uma aliança estratégica com a Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos