República Tcheca reforma governo faltando um ano para eleições legislativas

Praga, 14 nov (EFE).- O primeiro-ministro da República Tcheca, o social-democrata Bohuslav Sobotka, iniciou a remodelação do gabinete de coalizão de centro-esquerda com a saída de dois ministros, o de Direitos Humanos e Igualdade de Oportunidades e o da Saúde, faltando apenas um ano para o final da legislatura.

Jiri Dienstbier, titular de Direitos Humanos, e Svatopluk Nemecek, de Saúde, deixarão seus cargos no próximo dia 30 de novembro, informou nesta segunda-feira o site do Executivo.

Segundo o jornal tcheco "Pravo", o desastre eleitoral sofrido em meados de outubro pelos social-democratas nas eleições regionais e para o Senado levaram Sobotka a introduzir essas mudanças na coalizão governamental forjada em 2013 com os centristas liberais (ANO, sigla em tcheco) e os democratas-cristãos (KDU, sigla em tcheco).

Dienstbier, filho de um conhecido dissidente tcheco que liderou a diplomacia do país, se chocou frequentemente com o ministro das Finanças, o magnata agroindustrial Andrej Babis, e também não tem muito apoio entre seus próprios correligionários social-democratas.

O primeiro-ministro propôs substituí-lo pelo deputado social-democrata Jan Chvojka, advogado e vereador na região de Pardubice, e que conseguiu aprovar uma emenda à lei sobre conflito de interesses para evitar que entrem no governo gerentes e proprietários de veículos de comunicação.

Em substituição de Nemecek entraria o diretor e político Miloslav Ludvik, atual administrador do Hospital Universitário de Motol, na capital Praga.

Ludvik, que liderou as listas do Partido Social-Democrata (CSSD, sigla em tcheco) nas últimas eleições regionais da capital, é atualmente presidente do Comitê de Finanças da Prefeitura de Praga. EFE

gm/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos