Polícia entra em confronto com manifestantes contra Obama em Atenas

Atenas, 15 nov (EFE).- Manifestantes e forças de segurança se enfrentaram nesta terça-feira em Atenas durante os protestos convocados por sindicatos e diversos coletivos contra a visita à Grécia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Os confrontos se iniciaram quando 3.000 pessoas, segundo estimativas da polícia, tentaram marchar da Universidade Técnica de Atenas em direção à legação dos Estados Unidos, apesar da proibição de qualquer manifestação perto da embaixada.

Quando os manifestantes se aproximaram da praça de Syntagma, no centro de Atenas, as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo, enquanto grupos isolados responderam com coquetéis molotov.

Os manifestantes recuaram e os enfrentamentos se deslocaram à Universidade Técnica, onde encapuzados atearam fogo em contêineres de lixo e lançaram coquetéis molotov contra os agentes policiais.

Uma fonte da polícia confirmou à Agência Efe a detenção de três pessoas, embora o número não seja definitivo, uma vez que os distúrbios continuam.

Outra manifestação organizada contra a visita de Obama pelo Partido Comunista da Grécia (KKE), na qual participaram 5.000 pessoas, segundo a polícia, se desenvolveu sem incidentes.

Hoje a polícia encontrou em um contêiner de lixo perto de um colégio no bairro de Nea Smirni, não muito longe do centro de Atenas, uma bolsa que continha sete coquetéis molotov.

A visita de Obama pôs a capital grega sob ferrenhas medidas de segurança, que incluem controles policiais em pontos-chave da cidade, cortes de trânsito e fechamento do espaço aéreo.

O espaço aéreo grego está fechado desde esta manhã e assim estará até que na quarta-feira Obama continue sua viagem rumo a Berlim.

As estações de metrô mais movimentadas estarão fechadas durante a visita do presidente americano, entre elas a da praça Syntagma e a Acrópole.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos