Premiê do Canadá chega a Cuba para reforçar vínculos econômicos e comerciais

Havana, 15 nov (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, chegou nesta terça-feira a Havana em sua primeira visita oficial a Cuba, onde se reunirá com o presidente do país, Raúl Castro, e realizará uma entrevista coletiva conjunta.

Trudeau foi recebido no aeroporto José Martí pelo primeiro-vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, Miguel Díaz-Canel, a vice-ministra de Relações Exteriores, Ana Teresita González, e o embaixador do Canadá em Cuba, Patrick Parisot.

O primeiro-ministro do Canadá, que não fez declarações ao chegar em Cuba, viaja acompanhado de sua esposa, Sophie Grégoire-Trudeau, e é o primeiro governante do país a visitar Cuba em duas décadas.

Com a visita, Trudeau busca aprofundar os laços econômicos e comerciais com a ilha, que tem no Canadá seu quarto parceiro comercial com um intercâmbio de US$ 800 milhões.

Além disso, os turistas canadense são os que mais visitam a ilha, com 1,2 milhões de viajantes no ano passado, mais de 40% do total.

Durante suas primeiras horas em Cuba, Trudeau fará uma homenagem na Praça da Revolução e posteriormente se reunirá com Raúl Castro. Depois, assistirá a uma atuação artística na Basílica de São Francisco de Assis e fechará a jornada com um jantar oficial oferecido pelo presidente anfitrião.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro deve realizar uma conferência em uma aula magna na Universidade de Havana. Horas mais tarde, participa de entrevista coletiva ao lado de Raúl.

O pai do atual primeiro-ministro, Pierre Elliot Trudeu, que também ocupou o cargo, teve uma cordial relação com o ex-presidente cubano Fidel Castro e foi um dos primeiros líderes ocidentais a visitar Cuba após o triunfo da Revolução, algo que fez em 1976.

Por esse motivo, não se descarta que o líder cubano, de 90 anos e fora do poder há uma década, receba Justin Trudeau em sua residência durante a visita.

Cuba é a primeira parada de uma viagem que levará Trudeau a Argentina e Peru, onde participará da cúpula de líderes da Associação de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos