Ataques com morteiros do EI deixam 4 civis mortos no leste de Mossul

Erbil (Iraque), 16 nov (EFE).- Ataques com morteiros realizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra bairros do leste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, deixaram pelo menos quatro civis mortos nesta quarta-feira, além de outros 13 feridos.

O chefe do Comitê de Segurança da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Mohammed al Bayati, disse à Agência Efe que a organização jihadista realizou ataques contra os bairros de Al Tahrir e Al Zahra com bombas que atingiram imóveis residenciais.

Entre os mortos, segundo Bayati, há um menor de idade. Além disso, estão entre os feridos quatro civis de uma mesma família. Eles estão sendo atendidos em hospitais de Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano, por causa da gravidade das lesões.

Por outro lado, o chefe da Força Antiterrorismo, general Abdelwahab al Saedi, disse à Efe que seus soldados conseguiram irromper hoje os bairros de Al Tahrir e Aden, no leste de Mossul.

Depois, eles entraram em confronto com os jihadistas, matando 16 membros do EI, três deles suicidas que usavam coletes explosivos. Os enfrentamentos seguem em andamento.

O início da ofensiva do Iraque para libertar Mossul completa um mês amanhã. Soldados leais ao governo já conseguiram expulsar o EI de um terço da parte leste da cidade.

Já na província de Al Anbar, no oeste do Iraque, três soldados iraquianos morreram e oito ficaram feridos ao repelir suicidas do EI em um ataque, disse uma fonte de segurança à Efe.

O ataque ocorreu com 5 carros-bomba conduzidos por suicidas contra o quartel do III Batalhão da 1ª Brigada do leste da cidade de Al Rutba, que fica perto da fronteira com a Jordânia.

Os soldados conseguiram destruir quatro dos carros-bomba antes que eles alcançassem seus objetivos, mas o quinto suicida conseguiu explodir o veículo que conduzia perto do quartel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos