Líder iraniano expressa indiferença perante eleição de Trump

Teerã, 16 nov (EFE).- O líder supremo da República Islâmica do Irã, Ali Khamenei, expressou nesta quarta-feira indiferença perante a eleição de Donald Trump como futuro presidente dos Estados Unidos e ressaltou que o Irã "está preparado para enfrentar qualquer possível incidente".

Khamenei, em discurso dirigido ao povo na cidade de Isfahan e divulgado pela agência de oficial de notícias "Irna", expressou que "para nós tanto faz o resultado destas eleições" e não nos suscita "nenhuma preocupação".

Esta foi a primeira reação oficial de Khamenei com relação ao resultado do pleito presidencial americano, no qual foi eleito o republicano Trump, que durante sua campanha eleitoral demonstrou uma dura postura para com o Irã, e criticou o acordo nuclear alcançado entre o país e as seis grandes potências mundiais.

Khamenei indicou que os Estados Unidos desde o triunfo da Revolução Islâmica no Irã em 1979, todos os governos de Washington mantiveram suas políticas hostis rumo a Teerã.

"Não temos nenhum julgamento sobre esta eleição porque a América é a mesma América (em referência aos EUA)", lembrou o líder supremo iraniano.

"A pessoa que foi escolhida como o presidente dos Estados Unidos, na campanha eleitoral disse que, se tivéssemos gastado o dinheiro que nestes anos gastamos para a guerra, podíamos construir duas vezes este país", afirmou Khamenei.

E acrescentou que os "EUA nos recentes anos gastou o dinheiro de seu povo em ignóbeis guerras, cujo resultado foi o massacre de dezenas de milhares de civis e a destruição das infraestruturas no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e Iêmen".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos