Obama condecorará Michael Jordan, Bruce Springsteen e Robert De Niro

Washington, 16 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira os novos condecorados com a Medalha da Liberdade, máxima honra civil do país, entre os quais se destacam os jogadores de basquete Kareem Abdul-Jabbar e Michael Jordan, os atores Robert de Niro e Robert Redford, e o músico Bruce Springsteen.

"As Medalhas da Liberdade não são só nossa maior honra civil, são um tributo à ideia que todos nós, sem importar de onde venhamos, temos a oportunidade de mudar este país para melhor", afirmou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente conduzirá no próximo dia 22 de novembro a cerimônia de condecoração, a última antes de deixar a Casa Branca em janeiro do próximo ano.

Abdul-Jabbar, uma das lendas do basquete americano com seis títulos da NBA (um com o Milwaukee Bucks e cinco com Los Angeles Lakers), desenvolveu uma importante carreira "como ativista pela justiça social após deixar o esporte profissional".

Por sua parte, Jordan, e seis vezes campeão da NBA, neste caso com os Chicago Bulls, é considerado "um dos maiores atletas de todos os tempos".

Além disso, foram agraciados os atores Robert de Niro ("Os Bons Companheiros", "Touro Indomável") e Robert Redford ("Todos os Homens do Presidente", "Butch Cassidy"), ambos vencedores do Oscar.

Também estão na lista a comediante e apresentadora de televisão Ellen Degeneres, o arquiteto Frank Gehry; o fundador da Microsoft, Bill Gates e sua esposa Melinda, responsáveis pela Gates Foundation; e o roqueiro Bruce Springsteen.

A lista é completada por Eduardo Padrón, presidente do Miami Dade College (MDC); a cantora Diana Ross, e a artista Maya Lin, entre outros.

O prêmio foi criado pelo presidente John F. Kennedy, que estabeleceu a concessão das Medalhas da Liberdade em 1963, ano em que foi assassinado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos