Obama e Merkel defendem acordo entre EUA e UE e luta contra mudança climática

Berlim, 16 nov (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, defenderam a importância do acordo de livre-comércio entre Estados Unidos e a União Europeia (UE) e a luta conjunta contra a mudança climática em artigo publicado por ocasião da visita do primeiro a Berlim.

"Não se voltará a um mundo anterior à globalização", asseguraram ambos líderes em um texto divulgado nesta quarta-feira pela revista alemã "Wirtschaftwoche", no qual mostram seu total respaldo a políticas questionadas pelo próximo inquilino da Casa Branca, Donald Trump, durante a recente campanha eleitoral americana.

Os dois líderes afirmaram que esperam que EUA e Alemanha aproveitem a ocasião para moldar a globalização de acordo com os valores e as ideias comuns e se mostraram convencidos que ambos países devem reforçar sua cooperação pelo bem de suas empresas, seus cidadãos e de toda a comunidade internacional.

Obama e Merkel destacaram assim o valor do acordo de livre-comércio e investimentos negociado por EUA e UE desde 2013, conhecido como TTIP na sigla em inglês e que ficou suspenso após as eleições americanas.

"Com o convencimento comum de que o comércio e os investimentos melhoram os níveis de vida, estamos comprometidos com o importante projeto de criar uma aliança transatlântica de comércio e investimentos", ressaltaram.

Segundo sua opinião, não há dúvida que do TTIP se beneficiarão tanto os empresários como os trabalhadores, os consumidores e os agricultores alemães e americanos.

"Somos mais fortes quando trabalhamos juntos", salientaram ambos líderes, seguros que agora que, perante o rápido desenvolvimento da economia mundial e a magnitude dos desafios globais, "essa parceria é mais importante que nunca".

Merkel e Obama lembraram que os mercados e as cadeias de produção estão cada vez mais entrelaçados e que as decisões que se tomam em um país têm claras repercussões em outros.

"Para enfrentar esse desafio, necessitamos regras que estão sendo negociadas atualmente no TTIP", reforçaram.

Além disso, disseram que a democracia, a justiça e a liberdade são a base da criatividade e da inovação e conduzem ao desenvolvimento econômico e ratificaram o compromisso de seus países com uma economia social de mercado que inclua seguridade social, oportunidades de ascender, educação de qualidade para todos e infraestruturas modernas.

Perante a ameaça da mudança climática, Obama e Merkel destacaram o "papel central " da aliança entre EUA e Alemanha na hora de impulsionar e pactuar o acordo de Paris, que oferece ao mundo o marco necessário para proteger o planeta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos