Papa nomeia arcebispo de Aparecida e bispo prelado de Cristalândia

Cidade do Vaticano, 16 nov (EFE).- O papa Francisco nomeou Orlando Brandes como novo arcebispo de Aparecida, em São Paulo, e Wellington de Queiroz Vieira como bispo prelado de Cristalândia, no Tocantins, informou a Santa Sé nesta quarta-feira.

O Vaticano explicou que o pontífice aceitou a renúncia de Raymundo Damasceno Assis, de 79 anos e que esteve na arquidiocese de Aparecida por 12, e em seu lugar nomeou Dom Orlando Brandes, que estava à frente da arquidiocese de Londrina, no Paraná.

Nascido em 13 de abril de 1946, em Urubici, Santa Catarina, Brandes estudou Filosofia no Seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e formou-se em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ordenado sacerdote em 6 de julho de 1974, ao longo de sua carreira foi professor do Instituto Teológico de Santa Catarina, diretor espiritual dos estudantes de Teologia em Lages e Joinville e presidente da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Já o reverendo Wellington de Queiroz Vieira nasceu em 11 de julho de 1968 em Tocantinópolis, no estado do Tocantins. Obteve a licenciatura em Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, e estudou Teologia no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro. Foi ordenado em 8 de dezembro de 1996 e se tornou diretor da Escola São Miguel Arcanjo, em Xambioá. Também foi pároco de São Paulo Apóstolo, em Araguaína e juiz auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Tocantinópolis, cargo que ocupava até agora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos